segunda-feira, 8 de março de 2010

Reencontrei a minha Ode perdida....

Esta e a minha versao da Ode Triunfal de Álvaro de Campos:



Não há luzes suaves nesta fábrica?!
Não há zonas em silêncio?!
Isto atormenta-me e deixa-me tenso.
Ah modernidade!
Campo desconhecido das antigas mentes…

Ó maquinas barulhentas, ó barulho inoportuno
Ó visão enganadora que me atormenta
O metais reluzentes que me cegam!
Ó barulho, ó maquina!
Porque tanto me atormentais?!
Porque é que não me deixais?
Deixai-me em paz, ó maquina!
Andem como eu e fujam daqui!
Corram como eu e passeiem para longe
Passeiem para longe, para bem longe de mim!
Fujam! Fujam! Eia fujam!

(…)

Que maravilha aquele silencio…
Que maravilha esta modernidade!
Fico assim confuso, como no amor
Confuso como na mocidade.
Ah amor perdido!
Ah amor achado!
Ah amor que foi mentido
Amor não realizado que me põe histérico
Que me põe confuso e atormentado
Silencio que me adormece
Barulho que me enerva
Este barulho, barulho infernal e banal
Este barulho
Barulho.

Ah! Como queria ser maquina
Como queria ser perfeito
Este desejo inatingível
Este sonho incansável
Este objectivo impossível
Que nunca me ira transformar!
Sinto-me fraco…
Preciso da forças das máquinas
Preciso da potência de um motor
Preciso da intensidade de uma bobina
Preciso urgente, meu Deus
Preciso disto, senão… senão o que?!
Senão não vivo
Senão eu morro e desapareço
Como queria que este barulho desaparecesse…
Ah! Como me incomoda!

(…)

(Lembro aquela brincadeira
A brincadeira do jardim
O lindo sol sob mim
E a lua?! Que lua!!!
Aquela luz maravilhosa
Aquele silencio espantoso
Faziam-me adormecer!
Ah saudade!!)

Eia barulho infernal, eia saudade, eia máquinas
Eia silencio, eia bobinas, eia jardins
Eia fabrica, comboios e bares
Eia sol, lua e agua caindo
Eia, eia, eia!
Eia sociedade justa e imparcial
Eia injustiça, ditadura e prisão
Eia certeza, descoberta e felicidade
Eia tudo de mau e infeliz
Tudo de mau e infeliz
Tudo de mau que desapareça para longe
Eia felicidade e modernidade silenciosa
Aparece Deus e faz-me parecido…

“Ah não ser eu toda a gente e toda a parte!”



Diferente, e incrivelmente mais reduzida...mas, pessoalmente, gostei bastante de a fazer xD
*cmps

Sem comentários:

Enviar um comentário