sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Hoje ao ver as fotos de uma amiga de escolinha, lembrei-me de algumas coisas que me fizeram rir e, de certa forma, pensar um pouco na forma como as crianças pensam (neste caso especifico como eu pensava...).

Era uma vez a melhor aluna da turma, chamada Joana (é necessário referir a quantidade de alunos: sobrava um dedo de uma mão :D) e chega uma nova rapariga de França (isto no 2ºano do ensino básico) que é incrivelmente nova representante do lugar no pódio.
Ela era uma miúda linda, e ainda agora acho que é a rapariga mais bonita que alguma vez conheci. Consequentemente era bastante mais cobiçada pelos rapazes do que eu (o que é perfeitamente compreensível). Os rapazes nunca olhavam para mim, e eu sentia-me bastante frustrada por isso.
Para além disso ela era bastante sociável (total e completamente o oposto de mim. Eu em criança sempre fui uma pessoa muito pacata e reservada, apesar de ter mudado entretanto. E ainda bem, claro!). Na adolescência ela sempre saía com os rapazes mais bonitos, e era considerada a melhor amiga de todos. O que a tornava o centro das atenções onde quer que estivesse, pois toda a gente a conhecia e gostava de falar com ela...

Ora eu, sendo uma pessoa reservada, pó feiinho, envergonhada e sem jeito; e ela bonita, inteligente, sociável e cobiçada; é óbvio que tinha uma pontinha de inveja dela. Só uma pontinha... porque ela era, de facto, uma miúda muito interessante e cativante....
Sempre olhei para ela como melhor que eu (como já deve ter dado para perceber). Invejava-a mas seguia-a como um exemplo e pensava muitas vezes que queria ser como ela quando crescesse mais um pouco. Ela tem a mesma idade que eu, no entanto sempre foi mais à frente! Por isso me fazia pensar assim...
Hoje em dia noto que (generalizando) este tipo de inveja é substituído por uma espécie de ódio à primeira vista. Assisto tantas e tantas vezes pessoas achincalharem outras, simplesmente não irem com a cara delas ou porque parece que não são boas pessoas, independentemente de as conhecerem ou não!
Quando a idade passa, as pessoa vão ficando mais frias, frustradas e maldosas. E por mais que o tentem disfarçar, há quem o perceba e pergunte:
Em que mundo é que estamos? ou Porque é que a bondade e a ingenuidade das crianças não dura eternamente?!

Dá que pensar...

2 comentários:

  1. Estamos num Mundo com demasiados predadores, predadores esses que se tornam presas com o passar do tempo. Se quiser, pense num interminável ciclo onde quem outrora perdeu pode neste preciso momento ganhar. É a natureza humana, cruel, rude e azeda. Não generalizando claro. Nós não somos cara bloguer inferiores aos "outros", apenas somos diferentes.

    ResponderEliminar
  2. nós só somos inferiores aos outros quando metemos isso na cabeça

    ninguem é melhor que ninguem,apenas diferente

    ResponderEliminar